terça-feira, 15 de junho de 2010

8 - Conclusão

A princípio, o projeto foi imaginado com uma área de intervenção relativamente pequena, mais ou menos semelhante à da atual trecho 1 da Escala Setorial. No correr do ano, o processo de trabalho da equipe multidisciplinar revelou a complexidade das áreas envolvidas e de suas inter-relações escalares, sem as quais é impossível pensar o Planejamento Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. Assim, o trabalho se ampliou para as seis escalas apontadas anteriormente. Das seis escalas, a mais desenvolvida foi a: Projeto Start (fig.9).

Como o próprio nome sugere, o Projeto Start pretende deu início a uma série de projetos do PAE que, como foi visto no relato deste trabalho, representa a o processo de trabalho, que envolve não só fases de projeto como também um monitoramento e gestão bastante complexo, bastando lembrar que os prazos previstos para elaboração e execução dos mesmos vão de 2002 a 2010, envolvendo equipe multidisciplinar. Este fato aponta para um momento e ambiente organizacional mais avançado para a consecução do PAE, e que acaba por sugerir a criação de um órgão de planejamento ligado à Prefeitura, aos agentes representativos da iniciativa privada e às Ongs de Piracicaba, que possa enfim conduzir este processo de forma condizente com as aspirações expressas tanto no “Piracicaba 2010” quanto nas diretrizes do diagnóstico “A Cara de Piracicaba”.

No presente momento, as expectativas desta gestão e de nossa equipe de trabalho acreditam que o Projeto Start deverá trazer um impacto positivo para a melhora da qualidade ambiental da cidade, mesmo abarcando um pequeno trecho. Assim, o Projeto Start deverá abrigar de forma mais apropriada e eficiente às atividades e festejos que tornam Piracicaba uma cidade turística especial, permitindo ao cidadão e visitante uma leitura inédita da paisagem, especialmente devido à sua velocidade intermediária entre a da rapidez do carro e a lentidão do andar a pé, oferecendo aos usuários mais uma atividade de lazer. Para sua identidade inicial, o bonde ganha três estações temáticas, como já foi dito anteriormente na Escala Setorial do PAE: Estação Rua do Porto-Eixo dos Artistas; Estação Chácara Nazareth e Estação Casa do Artesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário